Zelda e Eu até o Arsenal de Hyrule.
- Arsenal de Hyrule
- 17 de nov. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2023

Arsenal de Hyrule é um nome dado ao trabalho de artesanato exclusivo do arsenal de armas do jogo “ The Legend of Zelda“.
Quem faz esse trabalho sou eu Junior Fernandes, um rapaz de 35 anos, fã da franquia e que um dia resolveu fazer um escudo do Link e não parou mais.
Eu e Zelda
Conheci A Lenda de Zelda quando fui à locadora de jogos para alugar um joguinho para o final de semana e resolvi levar aquele "The legend Of Zelda - Ocarina Of Time" para o nintendo 64.
Não lembro direito a minha idade na época mas acredito que tinha por volta de 12 anos.
Me encantei pelo jogo e logo fui atrás da revista "Detonado" para descobrir os enigmas e zerar.
Algum tempo depois, comecei a jogar o Majoras Mask e foi uma viagem inesquecível.
Esses jogos ficaram gravados na minha mente e no coração.
Link se tornou o meu personagem favorito no "Super Smash Bros" N64.
Depois disso, joguei Twilight Princess no game cube, Skyward Sword no Wii, Wind Waker, Zelda Breath Of The Wild no WiiU que ganhei de um amigo (não acredito até hoje! Esse presentão com certeza foi uma prova de amizade!). Ainda hoje, não consegui comprar um Nintendo Switch para jogar o Zelda Tears of the Kingdom.
No mundo dos games, tive mais contato com os jogos da Nintendo e meus amigos jogavam de tudo em outros consoles. Ninguém expressava tanto amor por Zelda quanto eu.
Quando criei a página no Facebook...
Foi maravilhoso encontrar pessoas que amam Zelda assim como eu. Até então, achava que era só comigo mas vi que as pessoas compartilhavam do mesmo sentimento nostálgico que eu.
Me lembro das tardes chuvosas depois da escola, jogando aquele joguinho RPG de mundo aberto, com aquela paisagem de fantasia medieval, era tão legal poder andar à cavalo entrar nos castelos, interagir com criaturas, acompanhar aquela histórinha. Após encontrar essas pessoas aos poucos fui conquistando espaço na Internet e na rede social Facebook com meus escudos.
Até me arriscar a fazer a Master Sword e a bainha;
Eu sou muito grato a cada um que até hoje me acompanha.
O start

"Não sou formado em ensino superior mas a vida me ofereceu uma faculdade e eu finalmente entendi."
Eu trabalhava em uma empresa de comunicação visual e fui impressor digital, depois operador de corte Router ESKO, arte finalista e operador de corte laser.
Aprendi a trabalhar com alguns materiais e desenhar os arquivos de corte. Daí, coloquei a minha imaginação em prática para observar os designs das peças das armas de Zelda e desenhar , cortar as peças e montar meu primeiro Hylian Shield.
Certo dia, resolvi colocar o escudo que outrora era para uso pessoal à venda no Mercado Livre porque eu queria testar se outras pessoas se interessavam e estava afim de fazer uma grana extra. Para a minha surpresa, ainda que naquela época o escudo não tinha técnica nenhuma, obtive interesse e fiz minha primeira venda.
Daí em diante fiz outro pra mim, afim de testar novas formas de se fazer, e outro, e mais outro...
O primeiro escudo que fiz era de aço galvanizado mas não havia nem manopla pra segurar; eu não sabia como fazer isso.
O primeiro nome da página era "Zelda Espada e Escudo", depois "ZarsenalShield" e agora "ArsenaldeHyrule".
Eu comecei sem referências em meados de 2016, sem técnica e sem recursos, apenas com um instinto que o um artista tem de querer dar a vida a algo que está em sua mente.
Então fiz minha primeira Master Sword

Feita em mdf 9mm e esculpida em pvc expandido. Fiz aquela parte redonda entre o cabo e as asas do guarda roupas e também o pomo em massa biscuit, utilizava um cano pvc mais fino para o cabo e fita de cetim verde. Mas as pessoas gostaram e tiveram interesse!
Posso dizer que fui levado por essas pessoas a descobrir o que eu queria fazer com minha vida. Novamente eu digo, sou muito grato a elas.
Eu fui então pesquisando mais sobre o ARSENAL de Zelda e me arrisquei a fazer vários modelos.
Olha só essa versão do escudo de ''Link's Awakening'', por exemplo.

Até hoje não tenho uma oficina ou ateliê, mas isso nunca me impediu de continuar.
O meu lema é "Comece onde você está, use o que você tem e faça o melhor que você pode"
Então, saí do trabalho registrado em 2019 e mesmo dentro de casa, inicieias confecções e fui começando a oferecer meu trabalho para os fãs na internet. Começou mais uma etapa de apredizado de várias formas ao mesmo tempo em que aprendia a ser pai.

Em 2021 Comecei uma parceria com um amigo que nunca me encontrei pessoalmente, o nome dele é Rodrigo e durante a pandemia entrei em contato com ele afim de fazer uma parceria para colocar meus itens à venda no Etsy (uma plataforma de artesanato com janela internacional). Ele aceitou e deu muito certo! Veja a loja: Etsy.com/shop/Lojaforadacaixa?section_id=37636384
Foi quando notei que o trabalho feito com minhas mãos estava sendo valorizado por pessoas do mundo inteiro, inclusive no Japão!
Eu posso dizer que sou um sonhador e tenho o perfil de empreendedor agressivo, por isso eu vou pra cima, as vezes mesmo sem saber onde vou parar, apenas com a fé na cabeça de que ''Vai dar tudo certo", confia!
Eu me vejo como o próprio Link no pôster de Breath of the Wild ou como nessa imagem:

Eu posso dizer que Deus honrou a minha fé e eu acreditei tanto que quando os pedidos começaram a chegar, eu não consegui controlar a avalanche.
O preço de acreditar

Depois de receber muitos pedidos dentro e fora do país, fiquei sobrecarregado, eu trabalhava muito, dia e noite e ainda com uma rotina com filho e a noticia de mais um... enfim, muitos desafios e problemas surgiram para meu aprendizado, os quais eu precisava me esforçar mentalmente e fisicamente para achar soluções.
Me vi prisioneiro do trabalho que eu amo e passei por um episódio grave de Bournout, esgotamento mental. Itens quebrados no transporte, estornos de devolução, atrasos nos pedidos, peças com problemas... Colapsei, não é brincadeira.
Minha pele tinha alergias e manchas que carrego ainda hoje, minha pressão foi para as alturas e eu chorava sem nem entender o porque. Foi pesado.
Hoje estou aqui, depois de um tempo trabalhando em outro ambiente, aconteceram muitas coisa. Mudei de casa duas vezes em 2023, mesmo ano em que ganhei mais um bebê. Ainda estou me recuperando de um colapso financeiro, recuperando a saúde mental e a rotina ainda é uma loucura mas as confecções estão andando.

Em resumo, é isso! AGORA... Para viver uma nova etapa:
Criei um financiamento coletivo no APOIA-SE para me manter no trabalho e conseguir ferramentas, alugar um local e montar minha oficina ateliê.
Estou limitando a minha confecção para assinantes e pretendo fazer muitos itens "DiY" no Youtube e lançar minha revista digital.
Contudo, eu tenho jogado Zelda com baixa frequência e ainda não consegui comprar o meu Nintendo Switch para jogar o tão aguardado "Tears of the Kingdom".
Tudo bem, espero conseguir obter o console e o jogo em breve.
Minha gratidão imensa às inúmeras pessoas que acreditam e elogiam meu trabalho. Certamente eu cheguei até aqui graças a Zelda, minha Fé e a Força que Deus me enviou através de vocês.

Obrigado!
Força e fé ! Vai dar tudo certo.